Sobre o Evento
A Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas – ABEE Nacional tem o prazer de anunciar o Primeiro Congresso Brasileiro da Modalidade Elétrica (CBME), que será realizado nos dias 11 e 12 de agosto de 2025, nas instalações do CREA-ES, em Vitória, Espírito Santo.
Com o tema "Conectando Oportunidades de Negócios para Empresas e Profissionais", o congresso reunirá especialistas e profissionais do setor para discutir os principais desafios e oportunidades da modalidade engenharia elétrica, com foco em inovações tecnológicas e práticas sustentáveis.
Raimundo Nonato Gonçalves Robert
“Professor do curso de engenharia elétrica na Universidade do Estado de Santa Catarina”
Tema:
“Sinais, Antenas e Conectividade: Aplicações de Telecomunicações na Engenharia, Educação e Infraestrutura Pública”
Engenheiro Eletricista formado pela Universidade Federal do Pará, com Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o professor atua há mais de três décadas no ensino superior, sendo docente do curso de Engenharia Elétrica da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) desde 1990. Suas áreas de atuação incluem circuitos e dispositivos eletrônicos, filtragem analógica e digital, algoritmos de conformação de feixe, comunicação e processamento de sinais, além de plataformas de ensino a distância e soluções em energias alternativas.
Na UDESC, ocupou importantes cargos de gestão acadêmica e administrativa, como Diretor de Pesquisa e Extensão do Centro de Ciências Tecnológicas, Pró-Reitor de Extensão e Comunidade e Diretor Geral do Centro de Educação a Distância. Sua atuação contribuiu significativamente para o fortalecimento da extensão universitária e da educação tecnológica no Estado de Santa Catarina.
Raimundo foi Conselheiro do CREA-SC por dois mandatos, Secretário Executivo da Presidência do CREA-SC. Seu trabalho tem contribuído diretamente para a qualificação da infraestrutura educacional do estado, aliando visão técnica, compromisso público e sólida formação acadêmica.