Regulação e Inovação no Setor Elétrico: Desafios e Perspectivas para a Sustentabilidade Energética"
Regulação e Inovação no Setor Elétrico: Desafios e Perspectivas para a Sustentabilidade Energética"
Sobre o Evento
Regulação e Inovação no Setor Elétrico: Desafios e Perspectivas para a Sustentabilidade Energética"
Data: 11 de agosto das 10h30 até as 12h
Sede do CREA - ES - Plenário
Diretor Geral da ANEEL
Coordenadora CREA PB
Coordenador Nacional Câmara Elétrica
Conselheiro Federal /Mandato 26/28
🔌 Painel: “Regulação e Inovação no Setor Elétrico: Desafios e Perspectivas para a Sustentabilidade Energética”
📍 Data: 11 de agosto de 2025
Horário: 10h30 até as 12h
📌 Local: Vitória/ES — I CBME
A transição energética e o crescimento da geração distribuída exigem do setor elétrico brasileiro não apenas capacidade técnica, mas também inovação regulatória. Neste contexto, o painel “Regulação e Inovação no Setor Elétrico: Desafios e Perspectivas para a Sustentabilidade Energética” reunirá lideranças nacionais com atuação estratégica na formulação de políticas públicas, fiscalização e planejamento do setor elétrico.
O debate contará com a participação do Eng. Sandoval Feitosa, Diretor-Geral da ANEEL, que abordará os desafios regulatórios diante das inovações tecnológicas e da necessidade de garantir segurança jurídica e sustentabilidade dos investimentos no setor.
A Vice-Presidente da ABEE Nacional e Coordenadora da Câmara de Engenharia Elétrica do CREA-PB, Eng.ª Gláucia Suzana Batista Pereira, apresentará a palestra “Desafios Regulatórios e Oportunidades Técnicas na Expansão da Geração Distribuída no Brasil”, destacando o papel dos profissionais da engenharia elétrica nesse novo cenário energético.
A abertura do painel contará com uma mensagem especial do Eng. Jader Custódio de Faria, Coordenador Nacional da CNCEE, reforçando o compromisso das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica com a inovação, a qualificação técnica e o fortalecimento institucional da modalidade elétrica.
A moderação ficará a cargo do Eng. José Cláudio Sicco, Conselheiro Federal do Confea – Mandato 2026/2028, que conduzirá o painel e contribuirá com sua experiência na articulação institucional e no debate regulatório.
Justificativa
O painel se justifica pela urgência em ampliar o debate técnico e regulatório sobre os rumos da engenharia elétrica em um cenário de profundas transformações tecnológicas, ambientais e sociais. A integração entre inovação, sustentabilidade e regulação é essencial para assegurar um setor elétrico resiliente, eficiente e comprometido com a transição energética justa e sustentável.