Sobre o Evento
A Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas – ABEE Nacional tem o prazer de anunciar o Primeiro Congresso Brasileiro da Modalidade Elétrica (CBME), que será realizado nos dias 11 e 12 de agosto de 2025, nas instalações do CREA-ES, em Vitória, Espírito Santo.
Com o tema "Conectando Oportunidades de Negócios para Empresas e Profissionais", o congresso reunirá especialistas e profissionais do setor para discutir os principais desafios e oportunidades da modalidade engenharia elétrica, com foco em inovações tecnológicas e práticas sustentáveis.
Ex presidente do Confea (1988/1993)
Tema:
"Os recentes apagões e a necessidade de manutenção nas políticas publicas"
Engenheiro e economista, com pós-graduação em engenharia, administração de empresas, direito da concorrência, e mediação e arbitragem. Iniciou sua trajetória como estagiário e engenheiro de manutenção da Light/SP, tendo atuado também como Diretor do Metrô/SP, Departamento Hidroviário de São Paulo (SP), e da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP). Foi presidente da SPTrans, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), da Docas de São Sebastião e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), além de cofundador da Associação Brasileira de Manutenção (ABRAMAN).
Foi Secretário Municipal de Transportes de São Paulo e Secretário Executivo do Ministério dos Transportes. Presidiu conselhos de administração como os da CET/SP, SPTrans, RFFSA, e foi também presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU) e do Comitê de Estadualizações da CBTU. Atuou como coordenador do Grupo de Trabalho de Transportes da Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC-SP), além de integrar o Conselho Fiscal da Eletrobras, o CONSAD da Emplasa e a Comissão Diretora do Programa Nacional de Desestatização (PND).
Professor convidado da FGV In Company e da FGV Transportes, atua no MBA em Gestão Portuária, onde compartilha sua experiência com profissionais de todo o país. Sua trajetória é marcada pelo compromisso com a modernização da infraestrutura nacional e pela defesa da engenharia.