Sobre o Evento
A Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas – ABEE Nacional tem o prazer de anunciar o Primeiro Congresso Brasileiro da Modalidade Elétrica (CBME), que será realizado nos dias 11 e 12 de agosto de 2025, nas instalações do CREA-ES, em Vitória, Espírito Santo.
Com o tema "Conectando Oportunidades de Negócios para Empresas e Profissionais", o congresso reunirá especialistas e profissionais do setor para discutir os principais desafios e oportunidades da modalidade engenharia elétrica, com foco em inovações tecnológicas e práticas sustentáveis.
Ex Presidente Confea (2006/2011)
Tema:
"Moderação painel :“COP 30 em Belém: O Papel do CREA-PA e as Oportunidades para Profissionais e Empresas”
Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1977.Possui especialização em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral/PUC-MG e formação complementar em Educação para o Trabalho pela UTRAMIG. Com mais de 45 anos de trajetória profissional, atuou em projetos e obras de infraestrutura, planejamento estratégico, políticas públicas e inovação tecnológica. Destacou-se em cargos de liderança técnica na Prefeitura de Belo Horizonte, no Governo de Minas Gerais, na UFMG e em autarquias públicas.
Exerceu importantes funções no Sistema Confea/Crea, tendo sido conselheiro federal, vice-presidente e presidente do CREA-MG (2000–2005), e presidente do Confea por dois mandatos consecutivos (2006–2011). Durante sua gestão nacional, liderou articulações internacionais em nome da engenharia brasileira, como vice-presidente do Conselho Mundial de Engenharia Civil e coordenador do Congresso Mundial de Engenheiros (WEC 2008). Representou o Brasil em missões técnicas e fóruns na China, Índia, EUA, Europa, América Latina, África e Oriente Médio.
Além de sua atuação institucional, foi membro efetivo de diversos conselhos e comissões estratégicas nas esferas municipal, estadual e federal, com destaque para os conselhos da CEMIG, CODEMGE, DEER-MG e da Sociedade Mineira de Engenheiros. Reconhecido por sua visão sistêmica e dedicação à valorização da engenharia, Marcos Túlio é referência nacional na defesa da profissão, da ética pública e da integração entre conhecimento técnico e políticas de desenvolvimento.