Sobre o Evento
A Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas – ABEE Nacional tem o prazer de anunciar o Primeiro Congresso Brasileiro da Modalidade Elétrica (CBME), que será realizado nos dias 11 e 12 de agosto de 2025, nas instalações do CREA-ES, em Vitória, Espírito Santo.
Com o tema "Conectando Oportunidades de Negócios para Empresas e Profissionais", o congresso reunirá especialistas e profissionais do setor para discutir os principais desafios e oportunidades da modalidade engenharia elétrica, com foco em inovações tecnológicas e práticas sustentáveis.
José Tadeu da Silva
Ex Presidente Confea (2012/2017)
Tema:
"Painel :"A Importância das Entidades de Classe para o Fortalecimento da Engenharia e a Defesa Profissional"
Natural de Ouro Fino/MG, o Eng. Civil José Tadeu da Silva formou-se em Engenharia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) em 1976 e concluiu o bacharelado em Direito pela Fundação Otávio Bastos em 1992. Empresário, atua nas áreas de consultoria, perícias, avaliações e engenharia. É membro titular do IBAPE e participa ativamente de diversas entidades representativas, tendo fundado e presidido associações regionais de engenheiros e arquitetos em Mogi Guaçu, Mogi Mirim e Itapira.
José Tadeu exerceu dois mandatos como presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP), de 2006 a 2011, destacando-se por sua gestão participativa e voltada ao fortalecimento das entidades de classe. Também presidiu a FAEASP entre 2000 e 2009, a FEBRAE de 2011 a 2019, e atualmente é seu diretor-tesoureiro (gestão 2019/2026) e representante junto ao CDEN. Em âmbito federal, ocupou a presidência do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) de 2012 a 2017, e, no plano internacional, presidiu a UPADI (União Panamericana de Associações de Engenheiros) no biênio 2015/2016, além de atuar como membro da WFEO/FMOI.
Sua trajetória é marcada pelo compromisso com o desenvolvimento técnico e institucional da engenharia nacional. Defensor da atuação estratégica do Confea na formulação de políticas públicas.