Cristiano Bessa Teixeira da Cunha
Cristiano Bessa Teixeira da Cunha
Sobre o Evento
A Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas – ABEE Nacional tem o prazer de anunciar o Primeiro Congresso Brasileiro da Modalidade Elétrica (CBME), que será realizado nos dias 11 e 12 de agosto de 2025, nas instalações do CREA-ES, em Vitória, Espírito Santo.
Com o tema "Conectando Oportunidades de Negócios para Empresas e Profissionais", o congresso reunirá especialistas e profissionais do setor para discutir os principais desafios e oportunidades da modalidade engenharia elétrica, com foco em inovações tecnológicas e práticas sustentáveis.
Cristiano Bessa Teixeira da Cunha
“Presidente da ABEE RR”
Tema:
“Os desafios e os casos de sucessos nas Entidades de classe”
Cristiano Bessa Teixeira da Cunha é engenheiro eletricista formado pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), com especialização em Inovação e Difusão Tecnológica pela ABIPTI e, atualmente, também cursa Direito na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Com domínio avançado dos idiomas inglês e espanhol, sua formação multidisciplinar é marcada por ampla atuação nas áreas de engenharia elétrica, telecomunicações, automação, sistemas de potência, gestão da qualidade e desenvolvimento de sistemas.
Desde 2005, atua como Engenheiro Eletroeletrônico na Eletronorte, exercendo liderança em projetos de automação e proteção de sistemas elétricos, consultoria em ERP SAP, gestão de contratos e implantação de sistemas de qualidade (ISO 9001). Também contribuiu para projetos de importação de energia da Venezuela, destacando-se pela capacidade de articulação em iniciativas estratégicas nacionais e internacionais. Antes disso, foi gerente de projetos na ProSystems, onde liderou parcerias tecnológicas e participou do consórcio de exportação Avalex.
Bessa possui trajetória empreendedora e acadêmica. Atuou na Incubadora GAIA da UFRR, desenvolvendo projetos de base tecnológica voltados à inclusão digital. Participou de diversos cursos de capacitação em qualidade, metrologia, empreendedorismo e marketing, reforçando sua atuação como agente de inovação e integração regional na Amazônia. Sua experiência multifacetada é um exemplo de contribuição profissional e institucional ao setor elétrico brasileiro.