Sobre o Evento
A Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas – ABEE Nacional tem o prazer de anunciar o Primeiro Congresso Brasileiro da Modalidade Elétrica (CBME), que será realizado nos dias 11 e 12 de agosto de 2025, nas instalações do CREA-ES, em Vitória, Espírito Santo.
Com o tema "Conectando Oportunidades de Negócios para Empresas e Profissionais", o congresso reunirá especialistas e profissionais do setor para discutir os principais desafios e oportunidades da modalidade engenharia elétrica, com foco em inovações tecnológicas e práticas sustentáveis.
Claude Franck Loewenthal
Ex-Presidente da APEE - PR
Tema:
“Os desafios e os casos de sucessos nas Entidades de classe”
Claude é engenheiro eletricista graduado pela Universidade Federal do Paraná, com especialização em sistemas de potência e transmissão. Ao longo de sua trajetória, construiu uma carreira sólida na área de engenharia elétrica, destacando-se pela atuação como gerente de transmissão da COPEL e como professor do curso de engenharia elétrica na UTFPR. Também é formado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas do Paraná.
Com mais de seis décadas de dedicação à engenharia e à mediação de conflitos, Claude exerce atualmente cargos de relevância em diversas entidades. Foi Presidente da Associação Paranaense de Engenheiros Eletricistas (APEE), Conselheiro Fiscal da ABEE Nacional e Conselheiro do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP. Sua experiência se estende à liderança técnica no Instituto de Mediação e Arbitragem (IMA), onde foi presidente , além de atuar como mediador e árbitro junto à CMA/CREA-PR e à Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS).
Claude também possui histórico marcante na representação profissional. Foi conselheiro do CREA-PR por duas décadas, tendo coordenado nacionalmente as Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica. Sua atuação firme, ética e técnica na mediação e arbitragem o torna uma referência nacional em comitês de resolução de disputas em obras de engenharia. A ABEE Nacional se orgulha em contar com sua competência e dedicação contínua à valorização da engenharia brasileira.